top of page
Buscar

SOBRE O SAMBA: DRICO MARIANO

Nosso assunto hoje é sobre DRICO MARIANO.


Em conversa com DRICO, nos contou um pouco da sua trajetória no samba e a sua contribuição de forma intensa e dedicada.





E foi assim:


"-Meu primeiro contato com a cultura, mais propriamente dizendo com a área musical, creio que foi entre os 06 ou 07 anos de idade, no Município de Guarulhos/SP.

Sendo meu pai um mineiro de Uberaba/MG, um sambista assumido e um dos fundadores da primeira escola de samba de Guarulhos.


ESCOLA DE SAMBA IMPÉRIO DE GUARULHOS, então foi onde tive meus primeiros contato com um instrumento de percussão, uma malacacheta.


Com o passar do tempo nos meus 09 anos de idade, pedi ao meu pai de presente de natal os seguintes instrumentos de percussão: pandeiro, timba e um repique de mão.

Destarte, comecei a praticar e sempre me enveredando a conhecer e aprender a tocar outros instrumentos de percussão e também tive contato com bandolin e banjo, assim tive aulas de música.



Tempos depois, comecei a desfilar em escolas de samba sendo em alas de evolução e nas baterias. A primeira escola de samba em que eu desfilei foi a Rosas de Ouro em 1983, onde tive a alegria de ser campeão desfilando na avenida Tirandente, no ano seguinte comecei a desfilar na Escola de Samba do meu coração a VAI-VAI e em tantas outras cô-irmãs: Nenê, Flor de Vila Dalila, Prova de fogo, X-9,Passos de ouro, Ocara de Santo André, Leandro de Itaquera, Gaviões da Fiel, São João de Guarulhos, Cecap de Guarulhos, Mocidade Unida da Moóca, Primeira da cidade Lider, Colorado do Brá, Acadêmicos do Tucuruvis, Camisa 12, Tradição Albertinens, ; e desfilei em vários bloscos carnavalesco.




Mas comecei a me interessar por música de verdade, quando passei a ser um dos chefes de Ala da escola de samba Vai-Vai, uma ala show, a ALA DE PANDEIROS LÁ DE CASA e faziamos malabarismo com o pandeiro e uma pirâmide humana com três andares.


Passamos a fazer parte da equipe de show da escola da samba VAI-VAI e viajamos muito com a SARACURA, dividindo espaço com: Mulatas do Sargentelli, Branca de neve, Osvaldinho da cuíca, Mário Sérgio ex-Fundo de Quintal, Thobias da Vai-Vai, Borrão, Chapinha, Geriba da cuíca, Assanhado, mestre Tadeu, Afonsinho, Zeca do cavaco, Zé carlinhos, Afonsinho BV, Mestre Tadeu e outros.


Também tive a oportunidade de participar de eliminatórias de samba de enredo, junto com vários colegas da ala de pandeiro, nas seguintes escolas de samba: Vai-Vai, Flor de Vila Dalila, Peruche, Leandro de Itaquera, Colorado do Brás, Gaviões da fiel…..



E por influência da escola de samba Vai-Vai resolvemos montar um Grupo musical em 1989 denominado “ Samba Mór ( maior) ”, onde em 1993 viemos a participar do LP coletânea “ SAMBA , SWING… ÓTIMO”, Produzido por STAR RECORDS DO BRASIL; gravado no estúdio: Concorde 24 canais-SP; arranjos e regência: Moreira do cavaco;

Alguns músicos: Borrão, Mokita, Rick Batera, Pratiado, Caixote……

Gerencia artistica: Mancha.



Dessa forma obtivemos a opotunidade de sermos Grupo da casa em várias casas de eventos, como: Cantinho do Peruch; Trevo da onze na quadra da camisa verde e branco; casa de show JB Sambar, onde dividiamos o palco com o Grupo Pé de Moleque; casa de show Broadway com a produção na época da RÁDIO CIDADE 96,9, onde dividimos o palco com grupo EXALTASAMBA e também com a RÁDIO CIDADE 96,9, tivemos o prazer de participar do anoversário da Cidade de São Sebastião dividindo o palco com o grupo mineiro da cidade de Uberlândia denominado SÓ PRA CONTRARIAR; Maavah Bar com a Produção da Revista Cavaco; Livraria Nobel; Rádio Black Sampa, Teatro Adamastor na cidade de Guarulhos, participamos da gravação do 1° DVD coletânea da Revista Cavaco e etc.... Ganhamos o Troféu Arte em Movimento pela Rádio Black Sampa.


Passando por outros grupos a seguir: Grupo recomeço, Grupo mais que amigos, Apenas Diferente.


Agora estes grupos em diante, em que participei se tornam marcantes, além do GRUPO SAMBAMÓR.



Grupo Contrário da Zona Leste Vila Nhoconè: liderado por Tio Jorge, fundador e compositor da música “ Trato é trato”, música que foi executada a nível nacional e nas melhores rádios do Brasil .


Grupo Samba da Hora, liderado por Clóvão: é da cidade de Guarulhos de bastante expressão, onde tive a oportunidade de acompanhar vários artistas renomados no CLUBE DO CECAP EM GUARULHOS, como: Os ex – fundo de quintal: Mário Sérgio, Ronaldinho, Sombrinha e Cleber Augusto; Monarco da Portela, Beto Guilherme, Reinaldo Príncipe do pagode, Royce do cavaco, Tereza Gama, Pedrinho da Flôr, Mauro Diniz, Marquinhos Satã, chapinha da vela, Carlão Maneiro (Mocidade Alegre), Bernadete (Peruche), Eliana de Lima, entre outros….


Samba Sino, liderado por Carlão: também da Cidade de Guarulhos,onde tive a honra de participar do primeiro CD do grupo, intitilado “SAMBA DO SINO NA GAROA”lançado em 13/12/2015.

Gravado no Estúdio Guidon.

Algúns músicos participantes: Drico Mariano, Gerson Fróes, Carlos José Macambira, Paulino dias, allan Abadia, Rafael Esteves, Carol Panesi, Bibi Pantera, Osvaldinho da cuíca e mais…..

Direção musical e arranjos: Marcelo Menezes

Direção geral: Carlos J Fernandes Neto.

Patrocínio Funcultura / Guarulhos.



COMUNIDADE SAMBA DA CANJA – UM CANTO DO COMPOSITOR / GUARULHOS.


Outro trabalho oriundo de Guarulhos, atuando como músico e compositor das músicas: Flôr em Criança e Maria Estela.


CD, volume 1, Comunidade Samba da Canja – Um Canto do Compositor.

Gravado e mixado: scalar Music Stúdios.


Músicos: Drico Mariano, Thito andrade, Waldir melo, J.P. Silva e mais….


Produção direção e arranjos: Thita Brown ( Moacir Ferreira)


Coordenação geral: Mogenir Leite de Moraes.



A Comunidade Samba da Canja, atuou em uma temporada de 08 meses, se apresentando aos sábados, na Livraria NOBEL ( Av. Salgado Filho, em Guarulhos)


Fui um dos SÓCIOS da EMPRESA SENZALA´S PRODUÇÕES E EVENTOS, onde tivemos a alegria de contratar um dos maiores sambistas do Brasil " ZECA PAGODINHO", SHOW realizado na cidade de Guarulhos na casa de show, INTERNACIONAL EVENTOS, também contratamos o cantor Péricles, Grupo Sensação, Rizzueto e outos....



Destarte, veio a RÁDIO BLACK SAMPA desde 2018, onde tornei apresentador do PROGRAMA A FORÇA DO SAMBA, convite feito por Cesar Tex.


E nesta esteira ainda adveio a REVISTA E PRODUTORA CAVACO, e tive a felicidade de apresentar alguns eventos sendoeles: o 1° e 3° encontro " Um Canto Pra Seu Zé", lançamento de 1° DVD Coletânea da Revista e Produtora Cavaco, fui jurado do 1° festival de Voz e Violão Feminino da Revista Cavaco sendo esses eventos produzidos no Maavah Bar. E depois acabei sendo convidado por Ricko Di Carvalho, a compor o Elenco da Revista e Produtora Cavaco com um Programa de Samba e uma coluna ambos denominados " DE CARA COM O SAMBA".


E atualmente faço parte do GRUPO SAMBA MÓR, sou Colunista da Revista Cavaco, " De cara com o samba" e Apresentador do Programa A Força do Samba , na Rádio Black Sampa."


Drico também compõe o Grupo Mesa de Bar




Drico Mariano também é parceiro da REVISTA GINGA BRASIL com a empresa ODARA , que faz lindos produtos personalizados, atendendo a tantos clientes importantes dentro do nosso segmento.






5 visualizaciones0 comentarios
bottom of page